Fui lesado. E agora?

Infelizmente, é cada vez mais comum casos de pessoas que arremataram lotes em leilões fraudulentos. É importante ficar atento às nossas dicas para evitar cair em um golpe pegadinhas.

Caso você tenha sido uma das vítimas, veja algumas ações que você pode tomar:

1) Printe/imprima o site, o lote e o máximo de informações.

2) Guarde conversas por email e/ou whatsapp que tenha trocado com os golpistas. Datas e nomes sempre podem ajudar. Obtenha o máximo de informações dos golpistas.

3) Guarde os comprovantes de transações bancárias (e os pedidos de pagamento que os golpistas lhe enviaram).

4) Registre um boletim de ocorrência com todas as informações acima. Em alguns estados existem delegacias específicas para crimes cibernéticos/virtuais onde você também pode registrar o seu caso. Em diversos estados existem investigações em curso sobre as quadrilhas de leilão falso.

5) Notifique o banco onde você efetuou eventuais pagamentos. É importante o registro da fraude para que as instituições bancárias bloqueiem as contas dos fraudadores. Se possível, leve cópia dos boletins de ocorrência e demais evidências.

Importante: SEMPRE registre o boletim de ocorrência. Embora muitas vezes seja difícil e moroso, é só a partir dele que as autoridades poderão tomar ciência e assim providenciar uma investigação mais apurada.