Receita Federal descobre site falso de leilões de produtos

03/04/2019

Receita Federal descobre site falso de leilões de produtos
Imagem de capa do card

Cuidado ao receber mensagens sobre leilões de produtos apreendidos: a Receita Federal emitiu um alerta sobre um site que está aplicando golpes simulando leilões verdadeiros. Tal site, cujo nome e endereço não foi revelado pela Receita, também usa logo e mesmo layout do sistema oficial, dando mais ar de credibilidade ao golpe.

Segundo o comunicado, o site tem dois objetivos: roubar dados pessoais e ganhar dinheiro em cima de leilões inexistentes. O site falso pede que o visitante informe dados como RG, CPF e um comprovante de endereço, alimentando o banco de dados dos desenvolvedores mal intencionados. Feito isso, o usuário tem a promessa de passar a dar lances nos produtos e arrematar mercadorias dentro do sistema que, na verdade, é falso. Ao receber o aviso de que “ganhou” aquele determinado produto, o usuário é convidado a pagar um boleto, para, então, retirá-lo em uma unidade da Receita. Por se tratar de um golpe, usuários percebiam aí que o produto “comprado” nem existia.

Segundo a Receita, o golpe foi registrado pela Delegacia da Receita Federal em Jundiaí (SP), órgão que já encaminhou o caso para a Polícia Federal.

Vale lembrar que a Receita Utiliza um site próprio para realizar os leilões, sem nenhuma outra plataforma envolvida. Atualmente, o Sistema de Leilões Eletrônicos está no site da Receita pela URL rfb.gov.br. Quaisquer outros endereços que não forem ligados a este podem ser identificados como golpe.

Ainda, para fazer um lance dentro do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita, é necessária também uma certificação digital, emitida somente pelo órgão público.

Fonte: Agência Brasil

Fui lesado.
E agora?

Compartilhe informações e ajude outros a não serem enganados!