Morador de Santos cai em golpe de site de leilões e perde R$ 18 mil ao tentar comprar carro de luxo

Card image cap

Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, é mais uma vítima de um golpe aplicado em um site de leilões com suposta sede em Mogi das Cruzes. Em entrevista ao nesta terça-feira (30), o comprador, que prefere não se identificar, afirma que arrematou um carro da marca BMW por R$ 18.930 e, após efetuar o pagamento, o suposto leiloeiro sumiu.

Ele conta que, antes da compra, tinha contato com dois representantes da "Elite Leilões", tanto por meio de ligações quanto por mensagens via Whatsapp. "Porém, quando efetuei o pagamento e pedi o documento do carro, placa, eles me bloquearam, pararam de me responder".

Em seguida, a conta de usuário que ele tinha no site também foi excluída e ele não conseguiu mais contato com a plataforma leiloeselite.com. "Esse site era o que sempre aparecia na pesquisa do Google, nunca ia imaginar que fosse um golpe. O sentimento é de indignação, onde bandidos utilizam ferramentas legais para enganar e roubar e nada acontece".

A vítima conta que tentou estornar a transferência, mas foi informada pelo banco Itaú que não seria possível. Após descobrir que a conta informada pela empresa pertence a um idoso que mora em Diadema, ele foi até a residência do homem para descobrir o que havia acontecido. "O senhor disse que perdeu o cartão, que possivelmente alguém estava utilizando", conta.

"Depois que eu tomei o golpe e fiz o Boletim de Ocorrência, vi que o site continua no ar normalmente. Fizeram muito bem feito", lamenta. O boletim de ocorrência por estelionato foi registrado no 5º Distrito Policial Aclimação, na capital paulista, e a polícia busca localizar o suspeito.

No portal do Reclame Aqui, a empresa acumula comentários negativos. Um deles é de uma internauta que afirma que conseguiu arrematar um veículo e, em menos de 30 minutos, já estava sendo cobrada para fazer o depósito. Assim que ela enviou o comprovante, seu cadastro foi excluído do site.

"Quando liguei e me identifiquei, desligaram na minha cara por várias vezes e não atendiam minha chamada. Pedi o dinheiro emprestado para a compra desse veículo que iria ajudar no sustento da minha casa, sou trabalhadora e não vou sossegar enquanto não receber", afirma.

Nos anúncios disponíveis no site da Elite Leilões Online, consta a informação de que os veículos são recuperados de financiamento do Itaú. Procurado pelo G1, o banco nega possuir qualquer relação com o site.

"Qualquer pessoa, cliente ou não, que identificar e-mails, aplicativos, páginas ou perfis falsos em redes sociais com mensagens suspeitas pode reportá-los para o canal emailsuspeito@itau-unibanco.com.br. Além disso, o banco disponibiliza um canal em seu site com orientações para toda a sociedade se prevenir de golpes: www.itau.com.br/seguranca", afirma, em nota.

Apesar das denúncias, o site leiloeselite.com continua disponível. O G1 não conseguiu contato com representantes da Elite Leilões Online. Empresa de leilões acumula comentários negativos no site Reclame Aqui — Foto: Reprodução/Reclame Aqui Empresa de leilões acumula comentários negativos no site Reclame Aqui — Foto: Reprodução/Reclame Aqui

Empresa de leilões acumula comentários negativos no site Reclame Aqui — Foto: Reprodução/Reclame Aqui

Leilão seguro
Para saber se um site de leilão é falso ou não, é possível consultar a plataforma da Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras). Em uma das abas aparece a lista de canais oficiais que contam com o chamado Selo Leilão Seguro e em outra, estão disponíveis os nomes de sites falsos – a Elite Leilões está nesta lista. Também é possível conferir dicas para não ser lesado e denunciar sites fraudulentos.

Por Liliane Souza, G1 Santos

← Voltar